LITERATURA E REPÚBLICA




Com a "Trilogioa dos Cafés", uma deliciosa novela publicada nos anos 80, Álvaro Guerra deu-nos um painel da vida portuguesa vivida durante o século XX e observada a partir de um café de Vila Velha, ou melhor, de uma cópia muito próxima de Vila Franca de Xira.

O café foi mudando de nome ao sabor das grandes transformações políticas do século: a República, o Estado Novo e o 25 de Abril. Foi o "Café República" no 1º volume, o "Café Central" no 2º e o "Café 25 de Abril" no 3º.

O "Café República" tem por subtítulo "Folhetim do mundo vivido em Vila Velha" e nele o autor cruza a realidade local,a realidade nacional e os acontecimentos que marcam o mundo que aqui chega pelos jornais, caixeiros viajantes, soldados da guerra...

Aqui se cruzam políticos de esquerda, de centro e de direita, conspiradores diversos, monárquicos, religiosos e anti-clericais, toureiros, poetas e escritores, fascistas e comunistas, estudantes, doutores, oportunistas de diversos tons... Uma pequena delícia.

A capa que aqui se reproduz é da primeira edição das desaparecidas Edições "O Joral". Pena é que, neste ano do centenário da República, o livro esteja esgotado. Mas informam-nos da D. Quixote, actual detentora dos direitos do autor, que a reedição se anuncia para Outubro.

Read more...

LITERATURA E REPÚBLICA



António Trabulo é médico neurocirurgião aposentado e autor de vários romances de temática histórica.

É mais um dos escritores que aproveitaram os dias efervescentes da implantação da República para instalar o drama da ficção que ilumina a História, sem a substituir, mas trazendo o sabor dos ambientes da época.

"1910" é um romance por onde perpassa a dúvida sobre as versões oficiais da morte de dois destacados dirigentes republicanos: o suposto suicídio do Almirante Cândido dos Reis e o assassinato do médico Miguel Bombarda às mãos de um doente do Hospital de Rilhafoles.

Por aqui passam também Bernardo Soares e Alberto Caeiro, duas figuras que, saídas da desmultiplicação de personagens em Fernando Pessoa, se tornam personagens reais, testemunhas vivas mas não intervenientes na construção dos ideias republicanos.

Read more...

LITERATURA E REPÚBLICA




"Um massacre absurdo na derradeira hora da 1ª Guerra. Um militar português numa missão perigosa. Um violento encontro com o passado. Uma paixão inesperada. Uma história de esperança, de luta, de sofrimento, de amor e de desilusão. Um destino…"

É assim que nos é apresentado este romance do excelente romancista Sérgio Luís de Carvalho, outro escritor que além de viver é professor em Sintra.

Segundo Miguel Real (Jornal de Letras, Novembro de 2009:) “O Destino do Capitão Blanc” institui-se, indubitavelmente, como o melhor romance português sobre a participação portuguesa na I Guerra Mundial.

Read more...

LITERATURA E REPÚBLICA

Continuamos um pequeno levantamento dos romances cuja acção se situa na volta da implantação da República.



O autor "5 de Outubro" dá-nos um painel cheio de cor social e humana da teia fervilhante onde, entre encontros e desencontros, se faziam e desfaziam o plano de muitos atentados, revoltas, compromissos políticos, conluios, conspirações que enredavam a sociedade portuguesa nos meses anteriores ao 5 de Outubro.

Por aqui se cruzam os republicanos, os monárquicos, os revolucionários, os moderados, os carbonários... A escrita ritmada e ligeira leva-nos a espreitar momentos da vida, das aspirações, dos amores de personagens tão importantes como o próprio Rei D. Manuel, José Relvas, Afonso Costa, Machado dos Santos, Paiva Couceiro...

Enfim, aqui ficamos a conhecer melhor o dia-a-dia de uma sociedade saltitante e talvez pouco consistente em vésperas da Revolução.
Painel da sociedade portuguesa

Read more...

LITERATURA E REPÚBLICA

Estudar História é, ou devia ser também, mergulhar nas histórias de que é feita a História.

A ficção que se constrói sobre temas históricos traz-nos o cheiro de uma época, os tiques, os maneirismos, o recorte das principais figuras, as suas ansiedades e desejos, os seus amores.

A ficção não substiui mas contribui e muito para dar carne à matéria abordada pelos tratados e pelos manuais.

Estamos em plenas comemorações do centenário da República. Tem sido dado à estampa um número significativo de romances cuja acção incide directamente sobre os anos anteriores e posteriores à implantação da República. Vale a pena visitá-los e fazer dessa visita uma forma menos pomposa mas mais apaixonante de comemorar o centenário do 5 de Outubro.



Filomena Marona Beja vive em Sintra e é uma excelente romancista, tendo recebido em 2007 o Grande Prémio de Romance da APE pelo romance "A cova do lagarto".

Em "As cidadãs", a autora traça um retrato intenso da vida das mulheres que, na volta do 5 de Outubro, pretenderam construir para si um lugar novo e activo numa sociedade em profunda transformação.

Read more...

GOTTA KEEP READING


Promover a Leitura pode e deve ser uma granmde festa.

Aqui estão os alunos da escola Ocoee Middle School, Florida, EUA, que gravaram uma nova versão do êxito dos Black Eyed Peas: I Gotta Feeling.

A música é a mesma, a letra incentiva à leitura.

Os alunos da EB23 de Castelo da Maia coppiaram o exemplo e já estão no You Tube.

E em Sintra, alguém se arrisca?

Diz o Manel Freeire que é bom divulgar estes bons exemplos para que ninguém se esqueça de que ler faz bem e não engorda. Que faz bem, faz. Quanto ao engordar já temos algumas dúvidas...

Read more...

COZINHAR HISTÓRIAS



Cozinheira de histórias, a escritora Margarida Botelho mostrou um pouco da sua arte de trabalhar com os meninos em torno da Leitura, através de uma acção divertidíssima que inventa uma cozinha maravilhosa onde se cozinham as histórias mais fantásticas.

Os meninos são convidados a cozinhar histórias como o fazem as cozinheiras do livro de Margarida Botelho.

Nesta sessão em que se apresentava aos professores o projecto "OS ESCRITORES VÃO ÀS ESCOLAS", a ausência de meninos levou a escritora a convidar para seu colaborador o dr. Marco Almeida, Vice-Presidente da Câmara e Vereador da Educação.

A colaboração resultou em cheio e a história que daí resultou estava verdadeiramente saborosa.

Read more...

OS ESCRITORES VÃO ÁS ESCOLAS

No âmbito da Promoção do Livro e da Leitura, a Cãmara Municipal de Sintra volta a promover a iniciativa “Os Escritores vão à Escola”, que foi apresentada no dia 3 de Março, na Biblioteca Ruy Belo, em Queluz.

Até final deste ano lectivo, cerca de 60 estabelecimentos de ensino do concelho acolherão nomes importantes da literatura portuguesa, nomeadamente: António Torrado; Cristina Norton; José Jorge Letria; José Luís Peixoto; Luísa Ducla Soares; Margarida Botelho; Maria Isabel de Mendonça Soares; Maria Teresa Maia Gonzalez; Maria de Lourdes Soares; Matilde Rosa Araújo; Violeta Figueiredo.

O projecto propõe às escolas uma intensificação do trabalho de promoção do Livro e da Leitura e desafia os jovens leitores a partilharem ideias e experiências de vida com cada escritor, a conhecerem as suas preocupações, o seu olhar sobre o mundo, a sua forma de trabalhar essa matéria de que se constroem os homens e os sonhos que são as palavras.

Iremos falando neste blog de cada um destes escritores, divulgando as suas obras, ivulgando aspectos significativos das suas biografias.

Read more...

LER EM SINTRA

Ler foi um dos hábitos mais intensos e calorosos da minha infância e da minha juventude. E continua a ser. Ler diverte-me, emociona-me, faz-me viajar, reflectir, conhecer-me melhor a mim próprio e aos outros, entender-me melhor como o meu país e com o mundo. Ler acrescenta-me. Acrescenta-nos a todos.

Ainda jovem, foi para mim um grande espanto quando me apercebi de que havia pessoas que não liam. Ou que não liam com regularidade. Mais tarde, em adulto, descobri que Portugal é o país onde se lê menos na Europa.

Se esta triste constatação me incomoda como cidadão e leitor, mais me incomoda como Presidente desta Câmara Municipal porque é fortíssima a tradição cultural de Sintra e, por isso, este Concelho tem especiais obrigações na promoção do livro e da leitura.

Sintra, com a sua fortíssima tradição cultural, tem procurado dar respostas significativas aos desafios da modernidade e do futuro. Por isso foi criado o PLANO MUNICIPAL DE LEITURA que está a dar os seus primeiros passos e que procura acrescentar mais uma vontade aos esforços que têm sido feitos no sentido da promoção do livro e da leitura.

Leitura não significa apenas prazer e entretenimento. Significa que, através do prazer e do entretenimento que constitui o hábito de ler, vão crescendo mulheres e homens capazes de se adaptarem melhor às transformações tecnológicas, políticas e civilizacionais, capazes de se tornarem melhores cidadãos, capazes de serem um pouco mais felizes.

Este blog é o ponto de encontro de quantos em Sintra trabalham a leitura com a certeza de que LER É BOM, mas LER EM SINTRA É MELHOR.

Read more...

UMA CASA PARA CRESCER


Contribuir para a aquisição e consolidação de hábitos de leitura consistentes, continuados e generalizados não é apenas trabalho das escolas. Deve ser também de toda a sociedade. Porque a leitura é a base da literacia e a literacia é fundamental se queremos entrar definitivamente na sociedade de informação e conhecimento que é já o espaço europeu.

Leitura quer dizer muita coisa. A leitura é um instrumento fundamental ao conhecimento, à justiça, à cidadania. Mas é também entretenimento, companhia, consolo, viagem, abertura ao mundo.

Trabalhar na promoção da leitura exige imaginação, inovação e conjugação de esforços a diversos níveis. Exige troca de experiências e de informação. Exige reflexão e análise dessas experiências para que se possam generalizar as boas práticas.

Este blog pretende ser um instrumento de trabalho ao serviço da promoção do livro de da leitura em Sintra, pretende ser uma montra do que se faz em Sintra neste domínio e uma plataforma de troca de experiências de lançamento de novos projectos.

Se, como disse, o trabalho de promoção da leitura não é exclusivo das escolas, é, no entanto, um dos núcleos centrais do trabalho escolar. Por isso este blog nasce a pensar também e muito especialmente nos estudantes, nos pais e nos professores.

Caros amigos, façam o favor de entrar. Este blog é uma casa de projectos e de sonhos, uma casa de livros e viagens, uma casa para crescer, para quem quiser entrar e acrescentar-se, acrescentando-a.


Marco Almeida

Read more...

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP