FOTOGRAFIA DA SEMANA


Iludamos a razão e a visão.

O que vemos é um edifício - Escola - transformado, através do espelho de água no 'nosso Taj Mahal'. Aqui, também há príncipes de vários nomes que se enamoram de princesas, cruzando-se acidentalmente....
O desfecho das estórias não costuma ser trágico, as princesas não morrem. Podem sucumbir às equações matemáticas, aos contratos de leitura, às reflexões filosóficas, às sinapses neuronais, baralhar toda a História e lugares geográficos; podem não saber dissecar uma râ e ainda não foi encontrada a Pedra Filosofal dos alquimistas. No entanto, este edifício (Taj Mahal Ferreira Dias) representa, para muitos alunos que o frequentam, uma das sete maravilhas do mundo, porque aqui se tornam estudantes-pessoas-estudantes- que iniciam a construção do seu futuro, ode ao Amor de uma existência feliz. Eis aqui o Monumento partilhado por aprendizes e seus mestres, nunca esquecido na vida e futuro, que se constrói em cada dia.
E o mundo interior de cada um jamais pode esquecer.
'Taj Mahal- Ferreira Dias': não é uma lágrima solitária no tempo, mas a alegria imensa de antecipação do futuro.
De todos:
Para todos!
Foto: Osvaldo Castanheira - Texto: Maria dos Anjos Fernandes
Escola Secundária c/3ºC de Ferreira Dias

Read more...

CONCURSO: "ATREVE-TE A LER"


Read more...

CONCURSO: "ATREVE-TE A LER"

E a crónica vencedora é:
Um livro… O livro…
Livro

Primeiro uma história, bem narrada, de emigração nos anos 60, com a mãe que deixa o filho ainda criança para procurar uma vida melhor. Numa pequena comunidade fechada de um país dominado por uma moral conservadora, ouvimos a dificuldade que Ilídio tem de compreender a partida da mãe e o modo como se adapta às novas companhias, as brincadeiras com os amigos, os amores de Adelaide.
Depois a ida para França, como tantos outros nesse tempo na luta pela sobrevivência, as peripécias, a aventura, os desencontros com Adelaide, também ela emigrante.
Mas, de repente, é já Abril de 1974, é tempo de regresso e de reencontro com um mundo que já não é o mesmo. Agora, a história deixa o tom lento e magoado e acelera, toma um tom de festa.
E entra-se na segunda parte, mais curta, inesperada e desconcertante.
O tema escolhido para este livro é explicado pelo próprio autor: «Existe uma relação pessoal com esse tema, baseada no facto dos meus pais terem emigrado para França e de eu ter crescido com essa mitologia de ouvir falar do que era a emigração e do que tinha sido a experiência deles, sem que eu nunca a tivesse vivido».
E o título?
Quanto ao título, ele é explicado em vários momentos ao longo da obra.
Leia e descubra.
Ana Brito da Luz

Biblioteca da ESCOLA SECUNDÁRIA DE FERREIRA DIAS

Read more...

CONCURSO: "ATREVE-TE A LER"

A BE da Escola Secundária C/3ºC de Ferreira Dias lança, a partir de Janeiro de 2011, um desafio a toda a Comunidade Educativa.

"ATREVE-TE A LER!
" implica, em cada mês, a leitura reflexiva de uma Obra proposta pela BE. A melhor apreciação crítica/crónica sobre a Obra será premiada e postada no Blogue da BE.
Os textos deverão ser escritos em TNR, 12, numa pg. A4 e entregues na BE.
A Actividade está divulgada no Blogue da BE,
http://bbteca.blogspot.com e na Página web da Escola.
Esta Actividade pressupõe o dinamismo do Domínio B- MABE (Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas escolares), Leitura e Literacia.
Os Objectivos são os seguintes:
- incentivar o gosto e a prática continuada da leitura,
- adquirir hábitos de literacia,
- melhorar os resultados escolares,
- autonomia no enriquecimento cultural,
- desenvolver uma eficaz cidadania.

Read more...

Lançamento do Livro Coletâneas para Jovens, da Professora Elisa Silva


Foi na Biblioteca "José Fanha" na Escola Domingos Saraiva e reuniu mais de meia centena de pessoas, numa iniciativa cultural, muito emotiva e muito rica de leituras...


Read more...

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP