O Fantasma da Piloto 2012-2013



O primeiro dia do mês de novembro marca o “Dia de Todos os Santos”. Esta e outras tradições portuguesas devem ser divulgadas e comemoradas nas escolas para que a nossa identidade possa ser preservada, independentemente de estar associada ou não a ela, um feriado nacional.
Embora parecida com a portuguesa, outra tradição de origem estrangeira comemorada neste mesmo dia, o Halloween, tem-se, ao longo dos últimos anos, evidenciado.
A “paixão” pelos mais pequenos a esta tradição, muito se deve às personagens a ela associadas: Bruxas, Fantasmas, Lobizomens, Dráculas… um misto de fantasia, medo e atração reforçado pela “avalanche” de máscaras que invadem todas as lojas nesta época do ano, antecipando o tradicional Entrudo português.
Na Terra do Faz-de-Conta, é também já tradição celebrar esta data com algumas iniciativas dirigidas aos alunos.
O concurso de “Histórias Arrepiantes”, baseado em alguns fatos reais, cuja personagem principal é um “fantasma” que habita a escola, vai já na 4ª edição. A criatividade dos jovens escritores, com ou sem ajuda dos respetivos encarregados de educação, tem superado as expetativas e é um incentivo para que a equipa da biblioteca escolar proponha todos os anos uma nova aventura.
Este ano não foi exceção e o tema escolhido foi: “O Fantasma da Piloto e o Computador Magalhães”. O número de participantes desta edição foi mais significativo e, à semelhança do concurso lançado no Dia Mundial da Alimentação, também o júri teve muitas dificuldades em selecionar as melhores narrativas. A qualidade manteve-se e a criatividade também.

Read more...

SOS Terror - Formação de Utilizadores 2012-2013



Depois de no ano letivo passado se ter tornado uma biblioteca mais inclusiva (1ª biblioteca no Mundo a aplicar o Sistema de Identificação de Cores para daltónicos - ColorADD), a Terra do Faz-de-Conta associou a alfabetização deste simples código gráfico, à "Formação de Utilizadores" sobre a organização da documentação existente na biblioteca escolar (CDU- Classificação Decimal Universal).
Denominada de SOS Terror, pela associação direta às celebrações do Halloween na escola, esta sessão de formação foi dinamizada de forma criativa e inovadora, uma espécie de caça ao tesouro onde o público alvo, alunos do 4º ano de escolaridade, aprenderam a brincar e brincaram a aprender e a utilizar, de forma mais correta, a biblioteca escolar.
Os alunos ao aprenderem o funcionamento do sistema de organização da biblioteca escolar (CDU), estão aptos a utilizarem qualquer biblioteca, desde a Municipal a qualquer outra. A RBM - Rede de Bibliotecas Municipais de Sintra tem este sistema de classificação adotado.
No município de Sintra, as bibliotecas municipais, à semelhança de muitas outras, associa a cada uma das
classes da CDU, uma determinada cor. Esta associação facilita ao utilizador uma mais rápida localização das classes e dos títulos a elas associada.
Para promover a uniformidade e a proximidade entre bibliotecas municipais e escolares, a RBM - Rede de
Bibliotecas Municipais e a RBE - Rede de Bibliotecas Escolares recomenda a replicação da associação das cores utilizadas nas biblioteca municipais pelas bibliotecas escolares. Este procedimento possibilitará aos utilizadores uma familiarização com esta forma de organização independentemente de frequentarem uma biblioteca escolar ou municipal.
Havendo possivelmente um número indeterminado de utilizadores da bibioteca escolar que sofrem de Daltonismo, as cores associadas à CDU não são certamente para estes, pelas suas limitações, facilitadoras para uma mais rápida localização das classes e dos títulos a elas associada.
A associação de cores à CDU poderá ter até o efeito oposto daquilo que se pretende promovendo desigualdades ao acesso de serviços e à exclusão.
Os utilizadores da Terra do Faz-de-Conta, ao aprenderem o funcionamento do código ColorADD, sofram ou não de Daltonismo, estarão aptos a localizarem autonomamente os títulos associados a uma determinada cor/ classe.
Esta foi uma ação que contou com a presença de três elementos do jurí que acompanha o Projeto do Agrupamento de Escolas de Mem Martins "Bibliotecas ColorADD - Uma porta para a INCLUSÃO", um dos Projetos de Excelência do Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas do concelho de Sintra.
 



Read more...

Terra do Faz-de-Conta – Um exemplo a seguir 2012-2013


A Câmara Municipal de Sintra, através da Divisão de Educação e no âmbito do Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas, promove, desde o ano letivo 2005/2006, um Concurso Anual de Projetos de Excelência. Pretende este Concurso incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores que promovam as boas práticas pedagógicas, que impulsionem novas dinâmicas, que sejam expoentes de qualidade e exemplos a seguir por outros estabelecimentos de ensino.
Após exposição e análise das candidaturas apresentadas este ano a este Concurso, o júri, constituído por representantes da Escola Superior de Educação de Lisboa, da Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo e da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra, decidiu consensualmente, pela escolha de seis projetos que se destacaram pela sua conceção e coerência:

O projeto denominado Bibliotecas ColorADD – Uma porta para a INCLUSÃO, apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Mem Martins, e defendido pelos professores bibliotecários desta recente agregação escolar, foi um dos selecionados.

Este projeto é alicerçado na problemática do daltonismo e nas necessidades que as bibliotecas escolares têm em, cada vez mais, promover a inclusão e proporcionar a todos, em igualdade de circunstâncias, serviços.

O “ADN” do projeto apresentado surgiu de um outro denominado Biblioteca ColorADD”, promovido pelo docente Sílvio Maltez na “Terra do Faz-de-Conta”, a biblioteca escolar da EB1 Mem Martins n.º2 (Escola Piloto), no ano letivo 2011-2012, a primeira no Mundo a adotar o Sistema de Cores Para Daltónicos - ColorADD.
O projeto original, acima e para além de todas as expectativas, ganhou projeção a nível nacional e internacional. É hoje referenciado em dezenas de meios de comunicação por ser pioneiro nos serviços educativos prestados pelas bibliotecas escolares.
No concelho de Sintra, várias são as bibliotecas que se mostram interessadas em seguir o exemplo da Piloto, disseminando este conceito de inclusão.

De glórias se pretende que a nova agregação escolar se construa. A glória individual do projeto iniciado na EB1 Mem Martins n.º2, converge agora numa glória uníssona, a do Agrupamento de Escolas de Mem Martins.

A seleção do projeto “Bibliotecas ColorADD – Uma porta para a INCLUSÃO” é, para além de um reconhecimento da sua qualidade, um incentivo suficiente para consolidar e estender este pioneiro projeto a todas as unidades educativas do Agrupamento de Escolas de Mem Martins, continuando a epopeia iniciada na Terra do Faz-de-Conta.

Read more...

Escola Virtual na Terra do Faz-de-Conta 2012-2013




A nova agregação escolar permite, entre outras coisas, uma partilha mais alargada de ideias, recursos, serviços e práticas. As bibliotecas escolares não serão certamente exceção.
O verbo “partilhar” está já a ser conjugado no Presente do Indicativo entre as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Mem Martins.
O plano de subscrição da escola virtual para bibliotecas escolares, serviço existente na Escola Secundária de Mem Martins, foi estendido à Terra do Faz-de-Conta. Brevemente, os utilizadores da Piloto poderão aceder a todos os conteúdos e ferramentas disponibilizadas neste projeto de educação online da responsabilidade da Porto Editora.
Em novembro, na Terra do Faz-de-Conta, foi realizada uma sessão de formação deste projeto para os docentes da Piloto, uma ferramenta que no futuro, certamente proporcionará um acréscimo de qualidade ao ensino dos alunos e à prática dos docentes. 

Read more...

Bibliotecas Escolares – Uma chave para o passado presente e futuro 2012-2013




O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) declarou o dia 22 de outubro como o “Dia da Biblioteca Escolar”. Este ano o tema aglutinador proposto foi: Bibliotecas Escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.
O mote proposto pela RBE foi o impulso necessário para que o professor bibliotecário da Piloto arregaçasse as mangas e concretizasse um antigo desejo pessoal: recuperar o contato com antigos funcionários da Piloto, nomeadamente professores.
O objetivo principal pretendido foi a criação de uma exposição de incentivo à leitura, criada propositadamente para comemorar este dia tão especial para as bibliotecas escolares.
Ao desafio do professor bibliotecário responderam antigos e atuais alunos, professores, assistentes operacionais, cozinheiras, presidentes da associação de pais, coordenadoras e diretoras da escola. Associado a cada uma destas pessoas, identificadas pela sua fotografia pessoal, foi revelado o seu livro preferido lido até hoje. Cada um dos participantes completou ainda a frase: Para mim uma Biblioteca é uma chave para…
O entusiasmo demonstrado pelos alunos e a discussão sobre os livros preferidos por cada um dos elementos que colaboraram na exposição revelou o sucesso de mais uma criativa iniciativa da biblioteca escolar.
O desejo pessoal do professor bibliotecário foi também parcialmente concretizado: uma das quatro primeiras professoras da Piloto participou na exposição (Maria Teresa Sá Pessoa) e uma outra antiga professora compareceu na Piloto para visitar a exposição (Fátima Campos), uma visita que nos deixou muito felizes.

Read more...

Por um futuro mais saudável 2012-2013



Sendo a obesidade, uma das “doenças” que afecta cada vez mais toda a população mundial, com uma principal incidência nos jovens e em idades mais precoces. É cada vez mais urgente olhar para este problema como uma doença que pode ser curada se se seguirem determinadas regras em termos de alimentação e hábitos de vida saudáveis…
É pois, natural, que o Dia Mundial da Alimentação seja uma efeméride abordada nas escolas.
Na Piloto, os docentes esforçam-se por valorizar a saúde, o combate ao sedentarismo, a alimentação saudável… e arranjam mil e umas formas criativas de abordagem a esta temática. 
A Terra do Faz-de-Conta tradicionalmente associa este tema ao lado mais criativo e ecológico dos alunos pais e encarregados de educação.
Pelo 4º ano consecutivo, a biblioteca escolar lançou o desafio aos alunos com ou sem ajuda dos pais ou encarregados de educação de reproduzirem as personagens preferidas de histórias, com recortes de alimentos retirados de jornais ou revistas utilizados.
Dezenas de trabalhos foram entregues pelos alunos e o jurí não teve tarefa fácil em selecionar os melhores trabalhos. Dezasseis alunos foram premiados neste concurso que teve um acréscimo significativo na qualidade e no número de participantes.
E porque depois de comer se deve sempre lavar bem os dentes, os docentes foram ainda desafiados a abordar o tema da Saúde Oral jundo dos mais pequeninos, com o apoio de alguns recursos disponíveis no novo projeto SOBE – Saúde Oral Bibliotecas Escolares, uma iniciativa conjunta da Direcção Geral da Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares (http://www.sobe.pt/).
Recomendamos uma visita ao site e um saboroso livro porque ler não engorda.

Read more...

O Património e a Terra do Faz-de-Conta 2012-2013




O Património é uma espécie de pote da humanidade e lá dentro estão os ingredientes (herança e memória) que fazem da sua abordagem uma sopa de história(s), capaz de deliciar qualquer educador.
Foi neste contexto que, sob o tema “O Futuro da Memória”, alunos e professores da EB1 Mem Martins n.º2 (Escola Piloto) celebraram as Jornadas Europeias do Património 2012.
Sob a batuta da Terra do Faz de Conta, os docentes foram desafiados a abordar o tema do Património jundo dos mais pequeninos com o apoio de alguns filmes que retratam o Património Mundial de Sintra.
Numa saudável e enriquecedora conversa, na biblioteca escolar ou na sala de aula, alunos e professores falaram da importância de preservar, valorizar, divulgar e recordar o Património Mundial, Cultural e Natural.

Read more...

O Batismo dos Mais Novos 2012-2013




Depois de no primeiro dia de aulas terem conhecido a Terra do Faz de Conta, os pequenos Pilotinhos necessitam de aprender as regras de utilização dos espaços e dos recursos da biblioteca escolar. Nas primeiras semanas de aulas, todas as turmas do 1º ano de escolaridade passaram pelo “Batismo” da biblioteca escolar, uma simples sessão de formação de utilizadores adequada aos mais pequeninos.
O ponto alto destas sessões foi a entrega do “Cartão de Leitor” aos benjamins da Terra do Faz-de-Conta. A partir deste momento e à semelhança dos colegas do 2º, 3º e 4º ano de escolaridade, podem também viajar pelas páginas das centenas de livros que a biblioteca dispõe (requisição domiciliária).

Read more...

Os novos habitantes da Terra do Faz-de-Conta 2012-2013



13 de setembro marcou o dia da entrada dos novos benjamins da Piloto, os alunos do 1º ano de escolaridade. Este é, tradicionalmente, um dia recheado de nervoso miudinho, ansiedade, receio, dor de barriga… para os alunos e também para os pais e encarregados de educação. São sentimentos naturais de quem vai iniciar uma nova etapa fundamental da vida: a entrada para a escola.
Neste dia, o papel da escola é promover uma boa integração dos novos alunos e respectivos pais e encarregados de educação. Várias foram as atividades promovidas, para que este dia ficasse associado a boas experiências.
A Terra do Faz-de-Conta (biblioteca escolar) é já um tradicional local com passagem obrigatória neste dia. Alunos, pais e encarregados de educação são recebidos pelo anfitrião deste espaço, o professor bibliotecário Sílvio Maltez, que apresenta o espaço, incentiva a participação na vida da biblioteca e da escola e por fim presenteia os novos elementos da família Piloto com a “Caderneta de Leitura”, um diário para registarem as histórias que irão ler e ouvir nos próximos quatro anos.

Read more...

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP