CONCURSO: "ATREVE-TE A LER"

E a crónica vencedora é:
Um livro… O livro…
Livro

Primeiro uma história, bem narrada, de emigração nos anos 60, com a mãe que deixa o filho ainda criança para procurar uma vida melhor. Numa pequena comunidade fechada de um país dominado por uma moral conservadora, ouvimos a dificuldade que Ilídio tem de compreender a partida da mãe e o modo como se adapta às novas companhias, as brincadeiras com os amigos, os amores de Adelaide.
Depois a ida para França, como tantos outros nesse tempo na luta pela sobrevivência, as peripécias, a aventura, os desencontros com Adelaide, também ela emigrante.
Mas, de repente, é já Abril de 1974, é tempo de regresso e de reencontro com um mundo que já não é o mesmo. Agora, a história deixa o tom lento e magoado e acelera, toma um tom de festa.
E entra-se na segunda parte, mais curta, inesperada e desconcertante.
O tema escolhido para este livro é explicado pelo próprio autor: «Existe uma relação pessoal com esse tema, baseada no facto dos meus pais terem emigrado para França e de eu ter crescido com essa mitologia de ouvir falar do que era a emigração e do que tinha sido a experiência deles, sem que eu nunca a tivesse vivido».
E o título?
Quanto ao título, ele é explicado em vários momentos ao longo da obra.
Leia e descubra.
Ana Brito da Luz

Biblioteca da ESCOLA SECUNDÁRIA DE FERREIRA DIAS

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP