Mensagem de Marco Almeida


Contribuir para a aquisição e consolidação de hábitos de leitura consistentes, continuados e generalizados não é apenas trabalho das escolas. Deve ser também de toda a sociedade. Porque a leitura é a base da literacia e a literacia é fundamental se queremos entrar definitivamente na sociedade de informação e conhecimento que é já o espaço europeu.
Leitura quer dizer muita coisa. A leitura é um instrumento fundamental ao conhecimento, à justiça, à cidadania. Mas é também entretenimento, companhia, consolo, viagem, abertura ao mundo.
Trabalhar na promoção da leitura exige imaginação, inovação e conjugação de esforços a diversos níveis. Exige troca de experiências e de informação. Exige reflexão e análise dessas experiências para que se possam generalizar as boas práticas.
Este blog pretende ser um instrumento de trabalho ao serviço da promoção do livro de da leitura em Sintra, pretende ser uma montra do que se faz em Sintra neste domínio e uma plataforma de troca de experiências de lançamento de novos projectos.
Se, como disse, o trabalho de promoção da leitura não é exclusivo das escolas, é, no entanto, um dos núcleos centrais do trabalho escolar. Por isso este blog nasce a pensar também e muito especialmente nos estudantes, nos pais e nos professores.
Caros amigos, façam o favor de entrar. Este blog é uma casa de projectos e de sonhos, uma casa de livros e viagens, uma casa para crescer, para quem quiser entrar e acrescentar-se, acrescentando-a.

Marco Almeida

Read more...

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP