CONTAR A REPÚBLICA AOS MAIS PEQUENOS



É bem importante recuperar o prazer de contar as voltas e viravoltas da nossa História aos mais pequenos, para que a nossa identidade não se perca na areia do dia-a-dia.

Essa é uma arte delicada que necessita rigor, elegância, uma grande capacidade de escolher o fundamental de um determinado período histórico, um tom narrativo e uma voz que saiba fazer o diálogo com os mais pequenos.

Neste ano do Centenário vários autores publicam obras que se destinam aos mais pequenos e que visam contar-lhes de forma adequada e interessante o fundamental da implantação da República.

O José Jorge Letria terá sido, porventura, o primeiro. Neste livro, quase à maneira de um repórter (que o é, que o foi e dos bons), Letria conta-nos a História de uma das maiores senão a maior figura da revolução republicana: Machado Santos (e não Machado dos Santos).

O livro começa justamente com um menino que ao passar de carro pela Rotunda pergunta ao pai que conduz o que é um herói. O pai conta-lhe então a História do grande herói que foi Machado Santos, o homem que, cheio de teimosia e fervor patriótico, virou costas a indecisões, confusões e receios, e fez com que a Revolução se tornasse imparável.

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP