Eco-Terra do Faz de Conta
Em março chega a primavera e chegam também as atividades mais ecológicas da Terra do Faz-de-Conta.
Aproveitando a coincidência das datas de comemoração do Dia Mundial da Árvore e do Dia Mundial da Poesia (21 de Março), e depois do sucesso das duas anteriores edições, a biblioteca escolar promoveu, pela terceira vez consecutiva, o concurso de poesia “Verdes Poemas”. Esta iniciativa pretende fundir as duas efemérides.
Os principais objetivos desta ação, são a sensibilização ambiental e o estímulo à escrita criativa nos alunos. Pretende-se que as crianças escrevam eco-poemas com o maior número de vocábulos ecológicos. O resultado do concurso, até à hora do fecho desta edição do jornal ainda não era conhecido, mas a repetir-se o sucesso de anteriores edições revelar-se-ão verdadeiros eco-poetas entre os alunos da Piloto, quem sabe futuros Camões, Pessoa, Florbela Espanca…
Os alunos da Piloto puderam também, entre 19 e 23 de março, efetuar o já tradicional gesto que visa a compensação de emissões de gases com efeito de estufa associados à produção do papel que compõe os livros existentes na biblioteca escolar: adoção de um livro (campanha “Uma árvore por cada livro - Floresta Biblioteca Verde”). Os alunos que adotaram um dos títulos existentes na Terra do Faz-de-Conta, levaram em troca do seu acto, uma árvore bebé ou um pequeno saco com sementes de árvores e um certificado de baptismo do livro adotado.
As crianças transformaram os livros que outrora foram árvores em árvores que um dia lhes darão sombra para uma agradável leitura. Esta é uma iniciativa realizada à já quatro anos.
Ao longo desta semana, o professor bibliotecário encarnou mais um dos divertidos personagens que tira da cartola: Verdocas - o super-herói da ecologia.
O Verdocas é um menino preocupado com o futuro do Planeta Terra e defende-o com unhas e dentes. Esta personagem deslocou-se diariamente, no seu mini veículo ecológico (mini-bicicleta), às salas de aula do primeiro ano de escolaridade e espalhou a magia das histórias de encantar… e aprender a reciclar; um conjunto de eco-contos tradicionais, produzidas pela Tetra Pak e já exploradas no ano letivo anterior.
O Professor Bibliotecário
Sílvio Maltez