Leituras Inclusivas 2012-2013
Entre as ações dinamizadas neste projeto, este ano estendido às restantes unidades educativas do Agrupamento de Escolas de Mem Martins, estão as “Leituras Inclusivas”, momentos de convívio entre alunos com e sem necessidades educativas especiais, de diferentes ciclos de ensino.
No ano passado, as crianças da Piloto foram presenteadas com um destes inclusivos momentos: dois alunos invisuais, acompanhados de livros escritos em Braille leram com os dedos a magia das histórias que escolheram.
Este ano, no dia 26 de fevereiro, foi dinamizado mais um momento especial e enriquecedor de contação de histórias.
Cento e cinquenta alunos, divididos em duas sessões, deslocaram-se até à Terra do Faz-de-Conta, com vontade e curiosidade em ouvir uma história contada por alguém também especial: um aluno com Síndrome de Asperger, da Escola Secundária de Mem Martins.
Porque a leitura é para todos, porque não faz mal ser diferente, porque não faz mal ter um amigo imaginário, e aceitar alguém que o tenha é também uma forma de INCLUSÃO, foi a história “ALDO”, de John Burningham, a eleita para ser lida às crianças da Piloto.
Acompanhado pelo apoio técnico do Psicólogo Educacional a exercer funções no agrupamento, Edgar Beles, também ele um apaixonado pela leitura, Francisco Claudino, o ilustre contador desta história, contou-a com mestria aos atentos petizes.
“Francisco, tu és The Best!”, dito por um dos alunos presentes, retrata na perfeição, o que todos os envolvidos nesta ação acham da prestação do aluno.
A Todos os envolvidos que tornaram possível mais uma ação do Projeto de Qualidade “Bibliotecas ColorADD – Uma porta para a INCLUSÃO”, em particular ao Francisco, ao seu pai que assegurou o seu transporte e ao Edgar Beles, o Psicólogo Educacional, o sincero agradecimento da equipa da biblioteca escolar.