LER EM SINTRA

Ler foi um dos hábitos mais intensos e calorosos da minha infância e da minha juventude. E continua a ser. Ler diverte-me, emociona-me, faz-me viajar, reflectir, conhecer-me melhor a mim próprio e aos outros, entender-me melhor como o meu país e com o mundo. Ler acrescenta-me. Acrescenta-nos a todos.

Ainda jovem, foi para mim um grande espanto quando me apercebi de que havia pessoas que não liam. Ou que não liam com regularidade. Mais tarde, em adulto, descobri que Portugal é o país onde se lê menos na Europa.

Se esta triste constatação me incomoda como cidadão e leitor, mais me incomoda como Presidente desta Câmara Municipal porque é fortíssima a tradição cultural de Sintra e, por isso, este Concelho tem especiais obrigações na promoção do livro e da leitura.

Sintra, com a sua fortíssima tradição cultural, tem procurado dar respostas significativas aos desafios da modernidade e do futuro. Por isso foi criado o PLANO MUNICIPAL DE LEITURA que está a dar os seus primeiros passos e que procura acrescentar mais uma vontade aos esforços que têm sido feitos no sentido da promoção do livro e da leitura.

Leitura não significa apenas prazer e entretenimento. Significa que, através do prazer e do entretenimento que constitui o hábito de ler, vão crescendo mulheres e homens capazes de se adaptarem melhor às transformações tecnológicas, políticas e civilizacionais, capazes de se tornarem melhores cidadãos, capazes de serem um pouco mais felizes.

Este blog é o ponto de encontro de quantos em Sintra trabalham a leitura com a certeza de que LER É BOM, mas LER EM SINTRA É MELHOR.

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP