LITERATURA E REPÚBLICA




Com a "Trilogioa dos Cafés", uma deliciosa novela publicada nos anos 80, Álvaro Guerra deu-nos um painel da vida portuguesa vivida durante o século XX e observada a partir de um café de Vila Velha, ou melhor, de uma cópia muito próxima de Vila Franca de Xira.

O café foi mudando de nome ao sabor das grandes transformações políticas do século: a República, o Estado Novo e o 25 de Abril. Foi o "Café República" no 1º volume, o "Café Central" no 2º e o "Café 25 de Abril" no 3º.

O "Café República" tem por subtítulo "Folhetim do mundo vivido em Vila Velha" e nele o autor cruza a realidade local,a realidade nacional e os acontecimentos que marcam o mundo que aqui chega pelos jornais, caixeiros viajantes, soldados da guerra...

Aqui se cruzam políticos de esquerda, de centro e de direita, conspiradores diversos, monárquicos, religiosos e anti-clericais, toureiros, poetas e escritores, fascistas e comunistas, estudantes, doutores, oportunistas de diversos tons... Uma pequena delícia.

A capa que aqui se reproduz é da primeira edição das desaparecidas Edições "O Joral". Pena é que, neste ano do centenário da República, o livro esteja esgotado. Mas informam-nos da D. Quixote, actual detentora dos direitos do autor, que a reedição se anuncia para Outubro.

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP