Dia da Não Violência e da Paz nas Escolas – Combate ao Bullying Escolar 2012-2013

No dia 30 de janeiro celebrou-se na Piloto, uma vez mais, a efeméride do “Dia da Não-Violência e da Paz nas Escolas”.
A vertente pedagógica e lúdica fundem-se, neste que é já um dia instituído na escola.
O descerramento de uma placa com um conjunto de condutas anti-bullying, definidas pela e para a escola, foi uma das novidade deste ano.
A Comissão Administrativa Pedagógica do Agrupamento de Escolas de Mem Martins, representada pela presidente e vice-presidente, descerrou a placa supra citada, revelando à Comunidade Escolar o que entende ser uma cultura de paz e de amizade, um caminho para reverter a intolerância e violência instaladas, cada vez mais no quotidiano.
Cada uma das turmas deste estabelecimento de ensino esteve representada neste ato simbólico, por um aluno que recebeu um exemplar da mesma, para a sala de aula.
Nos dias que antecedem esta efeméride, vários sub-temas, associados a esta problemática, foram abordados dentro e fora das salas de aula. A biblioteca escolar, promotora desta atividade, selecionou, produziu e disponibiliza um conjunto de recursos que suportaram esta tão nobre conduta pela não violência e pela paz nas escolas.
A capacidade de reinventar as ações e projetos dinamizados, é uma das caraterísticas da equipa que gere a Terra do Faz-de-Conta. Uma outra novidade que quiseram introduzir, foi a associação da comemoração deste dia, ao processo de alfabetização visual do código monocromático ColorADD, baseado em símbolos que representam as cores, que na Piloto está a ser implementado.
Para a equipa da biblioteca escolar, a família não é importante no processo de educação, ELA É FUNDAMENTAL.
Cientes de que as cores são elementos presentes no quotidiano sob diversas formas e aspetos, e que à “Paz” apenas uma cor em particular é habitualmente associada, o branco, decidiu a equipa da biblioteca escolar construir um mural coletivo denominado “As Cores da Paz.”. Um simples e colorido desafio proposto aos pais e encarregados de educação que serviu para divulgar, sensibilizar e envolvê-los no projeto de inclusão “Bibliotecas ColorADD – Uma porta para a Inclusão”. A este ambicioso desafio responderam centenas de pais e encarregados de educação. O policromático mural construído de pacíficas mensagens, atraiu centenas de pessoas, entre alunos, docentes, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação.
A parte mais lúdica e também a mais apreciada pelas crianças, foi a já tradicional  “Guerra pela Paz”, uma batalha de almofadas que vai já na sexta edição.
Este ano, além dos representantes da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Mem Martins, compareceram em peso à chamada, o pacífico pelotão de Pais e Encarregados de Educação.
Esta ação potencia a divulgação da mensagem que se pretende transmitir neste dia para a comunidade escolar em particular e para o mundo em geral.
A comunicação social compareceu na escola, e fez as reportagens que poderão ser revistas nos endereços abaixo discriminados:


Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP