Leituras Inclusivas 2012-2013

O projeto “Bibliotecas ColorADD” iniciado na Piloto no ano letivo transato, é um exemplo de enorme dedicação, competência e sensibilidade. Promove e facilita um espaço de aprendizagem de informação total para todos os utentes da biblioteca escolar, para que desde tão tenra idade, não se sintam discriminados e diminuídos.
Entre as ações dinamizadas neste projeto, este ano estendido às restantes unidades educativas do Agrupamento de Escolas de Mem Martins, estão as “Leituras Inclusivas”, momentos de convívio entre alunos com e sem necessidades educativas especiais, de diferentes ciclos de ensino. 
No ano passado, as crianças da Piloto foram presenteadas com um destes inclusivos momentos: dois alunos invisuais, acompanhados de livros escritos em Braille leram com os dedos a magia das histórias que escolheram.
Este ano, no dia 26 de fevereiro, foi dinamizado mais um momento especial e enriquecedor de contação de histórias.
Cento e cinquenta alunos, divididos em duas sessões, deslocaram-se até à Terra do Faz-de-Conta, com vontade e curiosidade em ouvir uma história contada por alguém também especial: um aluno com Síndrome de Asperger, da Escola Secundária de Mem Martins.
Porque a leitura é para todos, porque não faz mal ser diferente, porque não faz mal ter um amigo imaginário, e aceitar alguém que o tenha é também uma forma de INCLUSÃO, foi a história “ALDO”, de John Burningham, a eleita para ser lida às crianças da Piloto.
Acompanhado pelo apoio técnico do Psicólogo Educacional a exercer funções no agrupamento, Edgar Beles, também ele um apaixonado pela leitura, Francisco Claudino, o ilustre contador desta história, contou-a com mestria aos atentos petizes.
O momento pós conto, foi talvez o mais enriquecedor desta INCLUSIVA ação: o Francisco e as crianças falaram da história, dos interesses e preferências pela leitura e pelas bibliotecas, entre outras curiosidades que os mais destemidos quiseram perguntar.
“Francisco, tu és The Best!”, dito por um dos alunos presentes, retrata na perfeição, o que todos os envolvidos nesta ação acham da prestação do aluno.
A Todos os envolvidos que tornaram possível mais uma ação do Projeto de Qualidade “Bibliotecas ColorADD – Uma porta para a INCLUSÃO”, em particular ao Francisco, ao seu pai que assegurou o seu transporte e ao Edgar Beles, o Psicólogo Educacional, o sincero agradecimento da equipa da biblioteca escolar.

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP