Bibliotecas Escolares – Uma chave para o passado presente e futuro 2012-2013




O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) declarou o dia 22 de outubro como o “Dia da Biblioteca Escolar”. Este ano o tema aglutinador proposto foi: Bibliotecas Escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.
O mote proposto pela RBE foi o impulso necessário para que o professor bibliotecário da Piloto arregaçasse as mangas e concretizasse um antigo desejo pessoal: recuperar o contato com antigos funcionários da Piloto, nomeadamente professores.
O objetivo principal pretendido foi a criação de uma exposição de incentivo à leitura, criada propositadamente para comemorar este dia tão especial para as bibliotecas escolares.
Ao desafio do professor bibliotecário responderam antigos e atuais alunos, professores, assistentes operacionais, cozinheiras, presidentes da associação de pais, coordenadoras e diretoras da escola. Associado a cada uma destas pessoas, identificadas pela sua fotografia pessoal, foi revelado o seu livro preferido lido até hoje. Cada um dos participantes completou ainda a frase: Para mim uma Biblioteca é uma chave para…
O entusiasmo demonstrado pelos alunos e a discussão sobre os livros preferidos por cada um dos elementos que colaboraram na exposição revelou o sucesso de mais uma criativa iniciativa da biblioteca escolar.
O desejo pessoal do professor bibliotecário foi também parcialmente concretizado: uma das quatro primeiras professoras da Piloto participou na exposição (Maria Teresa Sá Pessoa) e uma outra antiga professora compareceu na Piloto para visitar a exposição (Fátima Campos), uma visita que nos deixou muito felizes.

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP