O Fantasma da Piloto 2012-2013



O primeiro dia do mês de novembro marca o “Dia de Todos os Santos”. Esta e outras tradições portuguesas devem ser divulgadas e comemoradas nas escolas para que a nossa identidade possa ser preservada, independentemente de estar associada ou não a ela, um feriado nacional.
Embora parecida com a portuguesa, outra tradição de origem estrangeira comemorada neste mesmo dia, o Halloween, tem-se, ao longo dos últimos anos, evidenciado.
A “paixão” pelos mais pequenos a esta tradição, muito se deve às personagens a ela associadas: Bruxas, Fantasmas, Lobizomens, Dráculas… um misto de fantasia, medo e atração reforçado pela “avalanche” de máscaras que invadem todas as lojas nesta época do ano, antecipando o tradicional Entrudo português.
Na Terra do Faz-de-Conta, é também já tradição celebrar esta data com algumas iniciativas dirigidas aos alunos.
O concurso de “Histórias Arrepiantes”, baseado em alguns fatos reais, cuja personagem principal é um “fantasma” que habita a escola, vai já na 4ª edição. A criatividade dos jovens escritores, com ou sem ajuda dos respetivos encarregados de educação, tem superado as expetativas e é um incentivo para que a equipa da biblioteca escolar proponha todos os anos uma nova aventura.
Este ano não foi exceção e o tema escolhido foi: “O Fantasma da Piloto e o Computador Magalhães”. O número de participantes desta edição foi mais significativo e, à semelhança do concurso lançado no Dia Mundial da Alimentação, também o júri teve muitas dificuldades em selecionar as melhores narrativas. A qualidade manteve-se e a criatividade também.

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP