Terra do Faz-de-Conta – Um exemplo a seguir 2012-2013


A Câmara Municipal de Sintra, através da Divisão de Educação e no âmbito do Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas, promove, desde o ano letivo 2005/2006, um Concurso Anual de Projetos de Excelência. Pretende este Concurso incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores que promovam as boas práticas pedagógicas, que impulsionem novas dinâmicas, que sejam expoentes de qualidade e exemplos a seguir por outros estabelecimentos de ensino.
Após exposição e análise das candidaturas apresentadas este ano a este Concurso, o júri, constituído por representantes da Escola Superior de Educação de Lisboa, da Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo e da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra, decidiu consensualmente, pela escolha de seis projetos que se destacaram pela sua conceção e coerência:

O projeto denominado Bibliotecas ColorADD – Uma porta para a INCLUSÃO, apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Mem Martins, e defendido pelos professores bibliotecários desta recente agregação escolar, foi um dos selecionados.

Este projeto é alicerçado na problemática do daltonismo e nas necessidades que as bibliotecas escolares têm em, cada vez mais, promover a inclusão e proporcionar a todos, em igualdade de circunstâncias, serviços.

O “ADN” do projeto apresentado surgiu de um outro denominado Biblioteca ColorADD”, promovido pelo docente Sílvio Maltez na “Terra do Faz-de-Conta”, a biblioteca escolar da EB1 Mem Martins n.º2 (Escola Piloto), no ano letivo 2011-2012, a primeira no Mundo a adotar o Sistema de Cores Para Daltónicos - ColorADD.
O projeto original, acima e para além de todas as expectativas, ganhou projeção a nível nacional e internacional. É hoje referenciado em dezenas de meios de comunicação por ser pioneiro nos serviços educativos prestados pelas bibliotecas escolares.
No concelho de Sintra, várias são as bibliotecas que se mostram interessadas em seguir o exemplo da Piloto, disseminando este conceito de inclusão.

De glórias se pretende que a nova agregação escolar se construa. A glória individual do projeto iniciado na EB1 Mem Martins n.º2, converge agora numa glória uníssona, a do Agrupamento de Escolas de Mem Martins.

A seleção do projeto “Bibliotecas ColorADD – Uma porta para a INCLUSÃO” é, para além de um reconhecimento da sua qualidade, um incentivo suficiente para consolidar e estender este pioneiro projeto a todas as unidades educativas do Agrupamento de Escolas de Mem Martins, continuando a epopeia iniciada na Terra do Faz-de-Conta.

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP