Por um futuro mais saudável 2012-2013



Sendo a obesidade, uma das “doenças” que afecta cada vez mais toda a população mundial, com uma principal incidência nos jovens e em idades mais precoces. É cada vez mais urgente olhar para este problema como uma doença que pode ser curada se se seguirem determinadas regras em termos de alimentação e hábitos de vida saudáveis…
É pois, natural, que o Dia Mundial da Alimentação seja uma efeméride abordada nas escolas.
Na Piloto, os docentes esforçam-se por valorizar a saúde, o combate ao sedentarismo, a alimentação saudável… e arranjam mil e umas formas criativas de abordagem a esta temática. 
A Terra do Faz-de-Conta tradicionalmente associa este tema ao lado mais criativo e ecológico dos alunos pais e encarregados de educação.
Pelo 4º ano consecutivo, a biblioteca escolar lançou o desafio aos alunos com ou sem ajuda dos pais ou encarregados de educação de reproduzirem as personagens preferidas de histórias, com recortes de alimentos retirados de jornais ou revistas utilizados.
Dezenas de trabalhos foram entregues pelos alunos e o jurí não teve tarefa fácil em selecionar os melhores trabalhos. Dezasseis alunos foram premiados neste concurso que teve um acréscimo significativo na qualidade e no número de participantes.
E porque depois de comer se deve sempre lavar bem os dentes, os docentes foram ainda desafiados a abordar o tema da Saúde Oral jundo dos mais pequeninos, com o apoio de alguns recursos disponíveis no novo projeto SOBE – Saúde Oral Bibliotecas Escolares, uma iniciativa conjunta da Direcção Geral da Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares (http://www.sobe.pt/).
Recomendamos uma visita ao site e um saboroso livro porque ler não engorda.

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP