SOS Terror - Formação de Utilizadores 2012-2013



Depois de no ano letivo passado se ter tornado uma biblioteca mais inclusiva (1ª biblioteca no Mundo a aplicar o Sistema de Identificação de Cores para daltónicos - ColorADD), a Terra do Faz-de-Conta associou a alfabetização deste simples código gráfico, à "Formação de Utilizadores" sobre a organização da documentação existente na biblioteca escolar (CDU- Classificação Decimal Universal).
Denominada de SOS Terror, pela associação direta às celebrações do Halloween na escola, esta sessão de formação foi dinamizada de forma criativa e inovadora, uma espécie de caça ao tesouro onde o público alvo, alunos do 4º ano de escolaridade, aprenderam a brincar e brincaram a aprender e a utilizar, de forma mais correta, a biblioteca escolar.
Os alunos ao aprenderem o funcionamento do sistema de organização da biblioteca escolar (CDU), estão aptos a utilizarem qualquer biblioteca, desde a Municipal a qualquer outra. A RBM - Rede de Bibliotecas Municipais de Sintra tem este sistema de classificação adotado.
No município de Sintra, as bibliotecas municipais, à semelhança de muitas outras, associa a cada uma das
classes da CDU, uma determinada cor. Esta associação facilita ao utilizador uma mais rápida localização das classes e dos títulos a elas associada.
Para promover a uniformidade e a proximidade entre bibliotecas municipais e escolares, a RBM - Rede de
Bibliotecas Municipais e a RBE - Rede de Bibliotecas Escolares recomenda a replicação da associação das cores utilizadas nas biblioteca municipais pelas bibliotecas escolares. Este procedimento possibilitará aos utilizadores uma familiarização com esta forma de organização independentemente de frequentarem uma biblioteca escolar ou municipal.
Havendo possivelmente um número indeterminado de utilizadores da bibioteca escolar que sofrem de Daltonismo, as cores associadas à CDU não são certamente para estes, pelas suas limitações, facilitadoras para uma mais rápida localização das classes e dos títulos a elas associada.
A associação de cores à CDU poderá ter até o efeito oposto daquilo que se pretende promovendo desigualdades ao acesso de serviços e à exclusão.
Os utilizadores da Terra do Faz-de-Conta, ao aprenderem o funcionamento do código ColorADD, sofram ou não de Daltonismo, estarão aptos a localizarem autonomamente os títulos associados a uma determinada cor/ classe.
Esta foi uma ação que contou com a presença de três elementos do jurí que acompanha o Projeto do Agrupamento de Escolas de Mem Martins "Bibliotecas ColorADD - Uma porta para a INCLUSÃO", um dos Projetos de Excelência do Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas do concelho de Sintra.
 



Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP