Dia de Todos os Santos/Halloween

O Dia de Todos os Santos e o Halloween comemorou-se a 1 de Novembro.
A escola Piloto à semelhança de anos anteriores promoveu a saudável convivência de tradições, nomeadamente o dia de Todos os Santos e o Halloween. Estas tradições embora de países diferentes são muito semelhantes, sendo actualmente uma missão quase impossível dissociar as duas. A biblioteca escolar não ficou alheia a esta efeméride.
Durante duas semanas os alunos foram presenteados com algumas actividades que abordaram, esta temática. A quarta edição do já famoso concurso denominado “A Carantonha mais Medonha” foi um dos concursos com mais adeptos, este ano com um total de 257 participantes. Alunos, professores e auxiliares participaram e puderam assistir mais tarde a uma exposição interactiva das mesmas. O esforço e aplicação dos mais audazes recompensou os alunos capazes de realizar medonhas caretas que acreditamos meterem medo ao mais tenebroso monstro existente na imaginação das crianças. Aqui vos deixamos os horrorosos vencedores.
Se tem medo de monstros e criaturas horrendas feche os olhos e salte esta notícia. Nós avisámos.

1º Classificado – Rafael Ribeiro – 4ºB
2º Classificado – Gonçalo Loureiro – 4ºB
3º Classificado – Maria Camará – 4ºC


Também o já conhecido “Jogo do Medo” foi muito requisitado e empolgou os que se aventuraram a jogá-lo.
No ano lectivo transacto, os alunos foram desafiados a criarem «Histórias Arrepiantes» que envolvessem um misterioso fantasma que habita na escola desde a sua origem, e que tem por hábito fazer desaparecer da biblioteca livros, mudar o sítio dos rádios, aparecer objectos que haviam desaparecido misteriosamente durante meses, e muitos outras coisas estranhas.
A qualidade dos trabalhos superou as expectativas e os jovens escritores mostraram possuir uma veia muito criativa como poderá confirmar no livro digital editado:



http://issuu.com/dgidgi/docs/microsoft_word_-_o_misterioso_fantasma__da_piloto_#embed_

Este ano quisemos repetir a iniciativa e os resultados foram uma vez mais excepcionais. Com ou sem ajuda de pais detectives, irmãos detectives, avós detectives…as histórias foram chegando à biblioteca escolar com uma qualidade excepcional, dificultando a difícil tarefa de eleger o melhor ao júri constituído pelos professores da escola.
É nossa pretensão criar uma colecção de livros de «Histórias Arrepiantes» escrita pelos alunos da Piloto. O tema proposto para esta edição do concurso foi:


O Fantasma da Piloto e o Xilofone de madeira

Aqui vos deixamos a lista dos justos vencedores, e a história do Diogo Magalhães do 1ºC, que com a ajuda dos seus pais mereceu o 1º lugar na classificação atribuída pelo jurí.
O ponto alto desta actividade foi, uma vez mais, a presença “In loco” do fantasma da Piloto, que compareceu na biblioteca e presenteou os vencedores com arrepiantes prémios.

1º Classificados
Diogo Magalhães – 1ºC

2º Classificados
Maria Madalena – 1ºC

3º Classificados
Catarina e João Proença – 1ºC
Prémio Criatividade
Bruna Correia – 1ºC
Bruno Henriques – 1ºC
Gonçalo Campos – 1ºC
Maria Moutinho – 2ºA
Guilherme Gonçalves – 2ºC
Carolina Silva – 4ºC
Rafaela Ferreira – 4ºC
Ana Pereira – 4ºD
Tiago Mouitinho – 4ºD
Inês Alves – 4ºD



O Fantasma da Piloto e o Xilofone de madeira

Era uma vez uma escola muito escura e muito feia, cheia de morcegos e teias de aranha por todo o lado. Já estava há muito tempo abandonada…Um certo dia, as crianças decidiram ir para lá brincar e a escola voltou a ter vida, ficando conhecida por Escola Piloto. Começou a ter cor e alegria. Tudo estava perfeito, excepto uma sala, que ninguém, nem professores, nem alunos ou auxiliares, conseguia abrir a porta.
Todas as manhãs a porta tinha um recado afixado diferente:
- “Quero que saiam desta escola.”
- “Não quero BARULHOOOO!!!...”
- “Tenham um belo dia das bruxas!...”
Os professores andavam muito assustados com as mensagens e não sabiam o que fazer.
Uma vez, estavam todos nas aulas, quando ouviram um som muito bonito, vindo de um Xilofone. Procuraram, procuraram, procuraram, procuraram e procuraram e não viram nada. Nem uma pista tinham…
Passaram dias, semanas, meses, anos e ninguém descobria o que se passava naquela escola.
Uma noite, um Fantasma encontrou-se com o Xilofone, na tal sala. Ficaram amigos e até decidiram fazer uma festa no Dia das Bruxas com pais, alunos e professores.
Chegado o dia da festa, qual não foi o espanto de todos, quando, ao abrir-se o ginásio, verem que a porta misteriosa estava aberta.
Saiu de lá o Fantasma com o seu amigo Xilofone e todos gritaram AHHHHHH!!!. Os adultos fugiram da escola. Os alunos não tiveram medo e ficaram no ginásio, com os dois novos amigos. O Xilofone começou a tocar uma bela e encantadora música, enquanto o fantasma dançava com as meninas. Os meninos ficaram a ver.
Mais tarde, quando já tinha passado o susto, os adultos regressaram e ficaram surpreendidos e espantados.
Tentaram perceber onde é que o Xilofone se escondia há tantos anos!
O Xilofone desvendou o mistério. Estava escondido na biblioteca, dentro de um livro de música.
Quanto ao Fantasma, ele foi morar para aquela escola, porque os alunos não tinham Educação Musical, Achava que os meninos eram muito tristes, porque nunca ouviam música. Só que nunca teve coragem de aparecer. E assim termina a nossa história de um fantasma e de um Xilofone, amigos da Escola Piloto.

Fim



O professor bibliotecário - Sílvio Maltez

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP