Máscaras, Mascarados e Contos Engraçados

Com a proximidade do Carnaval é incontornável a abordagem a esta tradição das brincadeiras. A escola não é alheia a este fenómeno que nesta altura invade muitas localidades do País. A escola, tem, aliás, o dever de divulgar as tradições portuguesas, para que não caiam em esquecimento.
Apesar de Mem Martins ter pouca ou nenhuma tradição no Carnaval, a Biblioteca Escolar da Piloto promoveu duas iniciativas dedicadas a este tema (Exposição e Concurso de Eco-Máscaras).
Denominada “Máscaras, mascarados e contos engraçados”, a exposição abordou um conjunto de curiosidades carnavalescas a nível Mundial, Nacional e Local. “A Origem do Carnaval”, “O Carnaval de Antigamente”, “Carnaval Português”, “Carnaval Brasileiro”, “Carnaval de Veneza”, “Carnaval de Mem Martins”, “ Carnaval da Piloto” e “Carnaval da Nazaré” foram os temas que compuseram os placares colocados na Sala de Exposições da Piloto. Vários cartazes alusivos ao Carnaval das localidades com maior tradição desta festa, a nível nacional puderam, também, ser apreciados. As crianças puderam assim comparar o espírito folião que se vive em diferentes localidades de Portugal e no Mundo.
A exposição contou com o apoio do arquivo fotográfico do antigo grupo carnavalesco da Nazaré “O Sótão”, que cedeu gentilmente a grande maioria de fotografias que ilustram esta exposição. Uma cordial colaboração entre a Nazaré e Mem Martins que enriqueceu os jovens alunos da Piloto.
Esta iniciativa transpôs fronteiras e foi divulgada também divulgada na vila da Nazaré. A informação chegou aos responsáveis da Estação Radiofónica Local (Rádio Nazaré) que por altura do Carnaval emite programas dedicados exclusivamente a este tema. Por existirem referências às tradições carnavalescas daquela localidade, solicitaram à escola informações sobre a exposição de Mem Martins. A distância geográfica que separa as duas localidades, não impossibilitou que houvesse uma visita à exposição, uma vez que a mesma foi cordialmente cedida, em suporte digital, à Rádio Nazaré, podendo ser apreciada na Rede Social (Facebook) do programa “Especial Carnaval” daquele meio de comunicação local







Na emissão de 4 de Março do referido programa, por duas ocasiões, a iniciativa de Mem Martins foi referenciada, numa entrevista a um grupo de foliões locais e ao Presidente da Câmara daquela Autarquia.
Ao desafio lançado pela Biblioteca Escolar e Pela AEC – Expressão Dramática (Criação de uma Máscara de Carnaval feita de Materiais Reutilizados), responderam os criativos alunos com dezenas de originais máscaras que enfeitaram a escola nesta época festiva. Os vencedores foram anunciados e presenteados na já tradicional festa de Carnaval da Piloto.



O professor bibliotecário - Sílvio Maltez

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP