A visita do São Martinho


No dia 11 de Novembro, celebrou-se uma vez mais na Escola Piloto o Magusto.
Para comemorar esta data, a biblioteca escolar endereçou mais um convite ao conhecido “São Martinho”, que acedeu prontamente e compareceu na escola para presentear as crianças com alguns dos segredos da sua lenda.
O divertido São Martinho revelou mais alguns segredos que só ele sabe. Segredos nunca antes revelados que as crianças da Piloto ficaram a conhecer. No ano passado desvendou o nome da sua engraçada égua: Zundap, que ficou com este nome porque o galopar característico desta parecia uma mota. Este ano os alunos ficaram a conhecer a tia do São Martinho, a Zara, uma famosa costureira lá da rua que fez a fatiota do Martinho quando este ingressou o exército do imperador romano. Mãe que é mãe não faz por menos e a de Martinho já o fazia na altura. “Os filhos têm de estar sempre bem limpinhos e aprumadinhos para honrar o bom nome do imperador romano. Estes e outros segredos suscitaram risadas entre os alunos que se divertiram com a verdadeira Lenda do São Martinho.
Durante os intervalos lectivos o famoso “Santo” saído das lendas trabalhadas nesta época do ano andou revoltado porque as prometidas castanhas da festa em sua honra tardavam a chegar. Com um gigantesco cartucho de papel nas mãos, o São Martinho incentivou os alunos a fazerem uma pequena manifestação gritando as palavras de ordem: “Queremos castanhas! Queremos castanhas…” Juntos fizeram um pacífico, barulhento e sonoro protesto que se ouvia no interior da cozinha, local onde o famoso fruto estava a ser confeccionado.
As cozinheiras ouviram os protestos e trataram de acelerar a confecção das castanhas trazendo-as faseadamente ao encontro dos alunos. O desejo de saborear tão suculento fruto era tanto que o São Martinho teve de ajudar as assistentes operacionais na distribuição das castanhas aos alunos que se deliciaram e encheram as barriguinhas.




O professor bibliotecário - Sílvio Maltez

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP