Os Afectos da Terra do Faz de Conta


Alicerçada numa Pedagogia de Afectos, a Biblioteca Escolar da Piloto realizou, no mês de Fevereiro, um vasto leque de acções que promoveram o reforço dos laços de amizade e entreajuda de crianças, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação.
O Dia Mundial da Não-Violência e da Paz nas escolas (30 de Janeiro) e o dia dos namorados (14 de Fevereiro) foram as duas efemérides que levaram a equipa da biblioteca escolar a incentivar a comemoração da inicialmente prevista “Semana dos Afectos”.
O sucesso de algumas acções foi tanto que houve necessidade de alargar o período inicialmente previsto para as mesmas, acabando por decorrer durante todo o mês.
Tudo começou com a já tradicional “Uma Guerra Pela Paz”, batalha de almofadas que se realizou no dia 31 de Janeiro. Este ano, alguns encarregados de educação aceitaram o convite e compareceram na escola munidos das suas fofas almofadas. O pacífico exército da Piloto dispôs-se no pátio da escola de forma a reproduzir o logótipo tradicional da Paz e Amor. Depois de um minuto de silêncio nesta posição, foi dado o início de cinco minutos de fofas almofadadas entre pais, alunos, professores e assistentes operacionais.
A alegria foi contagiante e serviu de rastilho para a semana/mês dos afectos que se aproximava.
Com o lema “prepara-te para o Amor”, foram exploradas pela comunidade escolar da Piloto Fichas, Livros, Vídeos, Animações, Correio do Amor, Mural da Paz, Concurso de Arco e Flecha Virtual – “Jogo do Cupido”, Exposições, Concurso de desenhos “As cores da Paz” e muitos muitos corações, onde até mesmo o Cupido em carne e osso voltou a marcar presença (professor Sílvio maltez).

As crianças ficaram empolgadas bem como os respectivos docentes, que se desdobraram em arranjar novas formas de abordar o tema. Um sucesso na escola numa escola que já nos habituou a sucessos.


O professor bibliotecário - Sílvio Maltez

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP