Semana da Leitura – Ler + Verde


21 de Março marcou o início da Primavera, data em que se comemora o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. Nesta mesma data comemora-se também o Dia Mundial da Poesia e, por coincidência, este ano, a data escolhida pelo PNL para iniciar a 5ª edição da Semana da Leitura nas escolas portuguesas.
Esta 5ª edição da Semana da Leitura centrou-se na relação LEITURA – ENERGIA – FLORESTA, uma conjugação da comemoração do Ano Internacional das Florestas e da preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade.
O mote adoptado pela Piloto foi “Ler+ Verde” e, fazendo jus ao nome, a equipa da Biblioteca Escolar realizou, ao longo da semana, uma mão cheia de iniciativas que empolgaram miúdos e graúdos.
A 2ª edição do Concurso “Verdes Poemas”, revelou uma vez mais verdadeiros eco-poetas entre os alunos da Piloto, quem sabe futuros Camões, Pessoas, Flores Belas Espancas…
Os jovens voluntários do “Clube de Amigos da Biblioteca” da Piloto, desdobraram-se numa, diária, correria entre a Biblioteca Escolar e os Pontos de Leitura, espalhados estrategicamente pela escola, dedicando os seus preciosos intervalos lectivos, à leitura de histórias para os colegas que os quiseram ouvir. A dedicação a esta causa foi recompensada com a oferta de um livro a cada um dos voluntários que carinhosamente apoiaram a equipa da Biblioteca Escolar.
Também a campanha de adoção de livros e sensibilização ambiental “ Floresta Biblioteca Verde”, levada a cabo pelo terceiro ano consecutivo, voltou a ser um sucesso. Os alunos, em troca do seu acto de baptismo de livros da biblioteca escolar, levaram um pequeno saco com sementes de árvores e um certificado de baptismo do livro adotado. As crianças vão poder transformar os livros que outrora foram árvores em árvores que um dia lhes darão sombra para uma leitura agradável.
Um gesto ecológico que visa a compensação de emissões de gases com efeito de estufa associados à produção do papel que compõe os livros existentes na biblioteca escolar;
A Exposição “Histórias de Árvores e Árvores com História” foi uma outra oferta da Biblioteca Escolar aos alunos da Piloto. Um conjunto de cinco placares colocados na Sala de Exposições da escola que incentivaram as crianças a valorizar o valioso património natural (Árvores e Florestas), e mostraram os problemas relacionados com a sua protecção.
“Como são as árvores”, “Como funcionam as árvores”, “Como nascem as árvores”, “Como crescem as árvores”, “O que é a Floresta”, “Porque são as Florestas tão Importantes”, “ Quais são os inimigos das Florestas”,” Quais são as Profissões Ligadas às Florestas", entre outras curiosidades foram os temas que puderam ser explorados através de um “Guia de Exploração da Exposição”, propositadamente produzido para o efeito. Uma coletânea de questões multidisciplinares que serviu de apoio aos docentes titulares na exploração desta área do Programa Curricular. Um recurso pedagógico que contribuiu para a aquisição de competências dos alunos, que aprenderam a brincar e brincaram a aprender.
“A minha Eco- História do Dia”, novidade deste ano, acabou por se revelar no maior sucesso desta semana dedicada à leitura. Uma selecção de pequenas histórias ecológicas produzidas pela Tetra Pak “Histórias de Encantar… e Aprender a Reciclar”, que pelo seu elevado valor pedagógico, e apesar de já terem alguns anos, mereceram ser revisitadas.
“A Branca de Neve e os Sete Anões”, ”Os Sete Cabritinhos”,

“O João e o Feijoeiro Mágico”, “A Lebre e a Tartaruga”,

“A carochinha”, em versão ecológica, foram as histórias que diariamente foram lidas nas salas de aula fazendo as delícias dos mais novos. A reacção aos contos foi tão positiva e o recurso é tão valioso para a abordagem a estas questões, que a equipa da Biblioteca Escolar disponibilizou os restantes contos “Os três Porquinhos”, “A Cigarra e a Formiga” e “A Bela e o Monstro”, alargando o prazo previsto para esta iniciativa, por mais três dias, um por cada conto.

O professor bibliotecário - Sílvio Maltez

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP