As Serrinhas e os Minas visitam a Terra do Faz de Conta



No dia 9 de janeiro, quatro turmas da EB1/JI Serra das Minas n.º1 visitaram a biblioteca escolar da Piloto. Desta vez o São Pedro ajudou e impediu que a chuva adiasse, uma vez mais, este passeio até à Terra do Faz de Conta, previsto inicialmente para o dia 27 de dezembro.

O professor bibliotecário Sílvio Maltez, apoiado por dois alunos voluntários do Clube de Amigos da Biblioteca, foram os dedicados anfitriões da escola, promovendo duas sessões de formação de utilizadores através da apresentação e exploração de um power-point sobre atividades, serviços, regras e normas de utilização dos diferentes espaços que habitualmente são realizados e promovidos numa biblioteca escolar.

À semelhança do que é feito com todos os novos alunos que entram na Piloto, também os alunos da Serra das Minas visionaram um pequeno mas útil filme de animação utilizado no combate à iliteracia (Ruca – ler e reler). As crianças viram-se retratadas nas ações do personagem principal e, posteriormente, num frutífero diálogo entre todos, reforçaram a correta utilização das áreas funcionais e dos recursos existentes na biblioteca escolar.

As surpresas não ficaram por aqui, e numa divertida forma de motivar para a leitura, foi possível “cozinhar” uma história de aventuras vivida numa antiga biblioteca escolar: “Gui e a descoberta da magia do faz de conta”.

A visita terminou com a oferta de um exemplar da história a cada uma das turmas visitantes e um desenho e um marcador da biblioteca escolar, a cada aluno.

Foi um dia bem passado na companhia de entusiastas e famintos leitores de histórias.

O Professor Bibliotecário
Sílvio Maltez

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP