A Visita do São Martinho




Entre muitas personagens que habitam na Terra do Faz de Conta (biblioteca escolar da Piloto), o São Martinho é figura já assídua ao longo dos últimos anos na Piloto.

No dia 11 de Novembro celebrou-se, uma vez mais, na Piloto (EB1 nº2 de Mem Martins) e na EB1JI Serra das Minas n.º1 o Magusto, festa em honra de São Martinho.

Para comemorar esta data, o professor bibliotecário Sílvio Maltez endereçou, uma vez mais, um convite a este famoso “Santo” saído das lendas trabalhadas nesta época do ano. Sua santidade prontamente acedeu ao convite, comparecendo nos dois estabelecimentos de ensino para presentear os petizes destas duas unidades de ensino do Agrupamento de Escolas Maria Alberta Meneres, com alguns segredos, nunca antes revelados, da sua lenda.

De uma forma divertida, lúdica e educativa, o São Martinho desvendou o nome da sua engraçada égua adotada: Zundap, que ficou com este nome porque o galopar característico desta se parecer com uma mota. A tia Zara, uma famosa costureira romana que fez a fatiota do Martinho quando este ingressou o exército do imperador romano. Mãe que é mãe não faz por menos e a de Martinho já o fazia na altura. “Os filhos têm de estar sempre bem limpinhos e aprumadinhos para honrar o bom nome do imperador. Estes e outros segredos suscitaram risadas entre os alunos que se divertiram com a nova Lenda do São Martinho.

As crianças viram-se retratadas em algumas das acções do São Martinho e, num frutífero diálogo entre todos, abordaram de uma forma lúdica, temas como a Imigração, Emigração, Adoção, Educação, Segurança, Higiene, Solidariedade, Respeito…

O professor bibliotecário
Sílvio Maltez

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP