Natal na Terra do Faz-de-Conta



Os habitantes e visitantes da Terra do Faz de Conta (Biblioteca Escolar) estão já habituados ao corrupio que se vive nesta época festiva e, uma vez mais, o Mindinho, famoso “duende do Pai Natal” encarnado pelo professor bibliotecário Sílvio Maltez, compareceu para presentear e desafiar os alunos da Piloto, e pela primeira vez, os alunos da EB1JI Serra das Minas n.º1 a participarem nas iniciativas propostas pela biblioteca escolar, desta época festiva.

A carta ao Pai Natal, para todos os anos de escolaridade, e o concurso de e-histórias “Os Óculos do Pai Natal” para o 3º e 4º ano de escolaridade, que visa a utilização das novas tecnologias, foram as iniciativas propostas. Ao longo dos últimos anos o feedback destas propostas tem sido muito positivo, provavelmente pelo factor surpresa que ambas as iniciativas têm: Entrega de presentes enviados pelos CTT a todos os alunos que escreveram a carta ao velhinho de barbas brancas (Fevereiro), e resposta personalizada do Pai Natal por e-mail, a todos os concorrentes do concurso de e-histórias.

Nesta época Natalícia, a Terra do Faz de Conta fez também, uma vez mais, um reforço na educação e sensibilização ambiental das campanhas levadas pela escola nesta área.

Os feriados nacionais, a greve, o acompanhamento a visitas de estudo, o realização de atividades nas duas unidades educativas do 1º ciclo e a necessidade de garantir a substituição de docentes, impossibilitaram a construção da tradicional árvore de natal ecológica, face à redução significativa do tempo necessário e previsto para a sua edificação. Em alternativa, e porque pequenas atitudes no dia a dia para melhoria e ajuda do meio ambiente, se podem e devem estender às épocas festivas, como é o Natal, a Terra do Faz de Conta organizou uma brigada de proteção ao Planeta Azul: A Brigada Biblioteca Verde. Por ser uma iniciativa piloto, o professor bibliotecário convidou um grupo reduzido de crianças a participar (1ºB). O desafio proposto pela biblioteca escolar aos pequenos soldados ecológicos, foi a distribuição de um panfleto informativo, pelas habitações, estabelecimentos comerciais e peões na área circundante à escola, sobre os projetos ecológicos em que a escola está envolvida, a forma de apoio a esses projetos, bem como algumas dicas ecológicas para esta época festiva.

Vestidos a rigor e com a lição bem estudada, no dia 16 de Dezembro, os entusiastas petizes, comandados pelo professor bibliotecário e pela professora titular da turma, fizeram jus à credibilidade ecológica da escola e ao galardão conquistado ao longo dos últimos anos (Eco-Escola).

Os resultados alcançados superaram as expetativas de docentes e alunos. Durante o percurso realizado, muitos munícipes solicitaram a presença e esclarecimentos da Brigada Biblioteca Verde. O afeto demonstrado pelas crianças da Piloto foi também demonstrado pela oferta de bolos para o lanche de Natal bem como os muitos acenos das janelas e beijinhos de senhoras mais idosas. O regresso à escola com o sentimento de missão cumprida, ficou espelhado na alegria das crianças e na quantidade de material reciclável que os munícipes doaram à escola (rolhas de cortiça e tampas de plástico). A facilidade de organização, a simplicidade e os resultados obtidos nesta ação ecológica, justificam a sua repetição, bem como propagação entre outras turmas da escola e/ou unidades de ensino que constituem o Agrupamento de Escolas Maria Alberta Meneres

O Professor Bibliotecário
Sílvio Maltez

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP