Clube de Amigos da Biblioteca Escolar




5 de dezembro marcou o encerramento oficial do Ano Europeu do Voluntariado (2011). Nesta data, celebra-se também, anualmente, o “Dia Internacional dos Voluntários”, e a Terra do Faz de Conta, como tem sido hábito, aproveitou esta efeméride para abrir inscrições a novos colaboradores da biblioteca escolar. O Clube de Amigos da Biblioteca conta já com cinco anos de existência (Geração V) e é dirigido a alunos do 3º e 4º anos de escolaridade e/ou Encarregados de Educação que voluntariamente e após uma formação inicial, se disponibilizam para participar nos projectos desenvolvidos na biblioteca escolar da Piloto, e a partir deste ano, na biblioteca escolar da escola EB1JI Serra das Minas n.º1.

Os aspirantes voluntários começaram já a comparecer na biblioteca escolar, demonstrando uma saudável predisposição em colaborar gratuitamente com a equipa que gere este espaço.

Este ano, o professor bibliotecário contou com a preciosa ajuda de Tomé, um menino que «nasce» em pleno Ano Europeu do Voluntariado (personagem de um livro infantil) e que, através da sua inspiradora história de vida, serviu de exemplo e incentivo para os alunos das duas unidades educativas, tanto para os que já são voluntários na biblioteca escolar, como para aqueles que vão em breve exercer esta atividade de cidadania ativa na Terra do Faz de Conta.

O livro "Tomé, o Voluntário" conta as aventuras de um jovem que desde cedo começou a fazer voluntariado. É uma história onde as crianças podem conhecer um vasto leque de formas de ajudar.

"Tomé, o Voluntário" resulta de uma parceria entre a Leya (edição), a Auchan/Rik&Rok (distribuição), a DEI (impressão) e a Delta (impressão).

Este é um recurso recomendado pela biblioteca escolar e que será certamente utilizado mais vezes.

Versão gratuita do livro em suporte digital:


Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP