O Batismo dos Mais Novos



14 de Setembro marcou o início de mais uma ano letivo na Piloto. Um dia cheio de novidades para os alunos que iniciaram o 1º Ano de Escolaridade. Acompanhados dos seus pais e Encarregados de Educação, conheceram uma nova escola, uma nova sala, uma nova professora, novos colegas e claro… também a sua nova biblioteca escolar - a Terra do Faz de Conta. À semelhança de anos anteriores, o professor bibliotecário Sílvio Maltez, preparou uma receção aos novos habitantes que entram na escola. Uma sessão que pretende sensibilizar os pais e alunos à participação da vida da biblioteca e da escola.

Habitantes e visitantes assistiram a um pequeno filme de promoção de iniciativas realizadas em anos anteriores pela biblioteca escolar. Um momento especial que está já instituído na E.B1 nº2 de Mem Martins.

Depois de conhecida a Terra do Faz de Conta, há que saber utilizar e respeitar os diversos espaços da biblioteca escolar. Nos primeiros dias de escola, foram fotografados os novos alunos, foram produzidos os respetivos cartões de leitor e foi também preparada uma pequena sessão de formação individual para cada turma do 1º Ano de escolaridade. “O batismo dos mais novos” é o nome de cada uma destas sessões de formação, que foram realizadas no passado dia 28 de Setembro. Foi uma viagem no meio dos espaços da biblioteca e das regras que os regulam. Para muitos foram as primeiras pisadas neste tipo de espaços de incentivo à criatividade. O momento alto é a entrega dos cartões de leitor aos novos habitantes da Piloto. A euforia é natural pois, a partir daquele momento, podem viajar pelas páginas das centenas de livros que a biblioteca dispõe (requisição domiciliária).

É caso para dizer ao estilo da épica frase de Neil Armstrong: "Este é um pequeno passo para as crianças, mas um grande passo para o conhecimento!"

O professor bibliotecário


Sílvio Maltez

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP