A Visita dos Romanos - Aprender a brincar e brincar a aprender




Sintra beneficiou sempre, ao longo dos milénios, de uma ocupação humana muito intensa e diversificada, de origens e tradições culturais dispares, que aqui foram deixando múltiplos testemunhos materiais da sua passagem e vivência.

De entre tão vasta ocupação humana, o milenar povo romano foi um dos que por cá passou. Mas isto certamente já sabia. Esta civilização é aliás, um dos alicerces de um dos museus da região: O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.

O que provavelmente não sabia é que alguns desses romanos habitam numa das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Maria Alberta Meneres: A Terra do Faz de Conta – biblioteca escolar da Piloto (E.B. 1 n.º2 de Mem Martins).

Entre outubro e novembro, Inteligentus, Bingus, Dominus, Brailius e Tirus, os romanos em questão, encarnados pelo professor bibliotecário Sílvio Maltez, transmitiram os ensinamentos e segredos da numeração romana aos alunos do 3º ano de escolaridade da Piloto, pelo sexto ano consecutivo, e da EB1JI n.º1 da Serra das Minas pela primeira vez. Esta é uma animação lúdico-educativa de abordagem a este conteúdo programático. Os Pilotinhos, as Pilotinhas, os Minas e as Serrinhas (alunos de ambas as escolas) adoraram conhecer os romanos e os desafios, em forma de jogo, que estes lhes propuseram.

O professor bibliotecário
Sílvio Maltez

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP