Caderneta de Leitura - Uma viagem maravilhosa pelo mundo dos livros




Existem muitos meninos que acham que ler um livro é apenas uma tarefa da escola e chata, ainda por cima! É o mesmo que tomar um remédio amargo para curar uma doença. Ou, pior ainda, acham que ler é um castigo.

Para combater este pensamento e incentivar a imaginação, fomentar o gosto pela leitura e a participação nas actividades de promoção do livro nos alunos da Piloto (EB 1 n.º2 de Mem Martins) e da EB1/JI Serra das Minas n.º1, o professor bibliotecário Sílvio Maltez, tirou da cartola, o projeto denominado “Caderneta de Leitura”.

Cada livro que se lê é o ponto de partida para uma divertida viagem pelo mundo da imaginação. Tudo começa no momento da escolha de um livro na biblioteca escolar. Os pequenos leitores passam a viver milhares de vidas diferentes, conhecem pessoas incríveis, “sentem” aromas e gostos que nunca experimentaram antes. Descobrem grandes enigmas, visitam lugares fabulosos e dão risadas ou choram de emoção.

Na Caderneta de Leitura, os alunos poderão registar todas as viagens que vivem nos livros que lêem em casa, nos livros que requisitam na biblioteca escolar e até naqueles que exploram na sala de aula com os seus professores.

O registo do título do livro/ história lida ou escutada, do seu autor, a ilustração da história, a descrição da personagem favorita, a opinião pessoal sobre o livro, a transcrição de partes da história que mais gostaram, a pesquisa da vida e obra dos autores/ ilustradores, entre outras... são alguns dos desafios propostos e que os jovens leitores podem colocar na sua caderneta pessoal.

Por cada atividade que os alunos realizem, ganham o direito a um “carimbo” em troca, que comprova a sua viagem ao mundo da leitura.

Uma vez por período, em cada uma das turmas, o professor titular fará a eleição da caderneta exemplar. O aluno titular da caderneta eleita, receberá um prémio de distinção pela dedicação demonstrada à sua caderneta.

O entrega oficial das cadernetas realizou-se nos dias 3 de Novembro, na Piloto, e 10 de Novembro na Serra das Minas. A diretora do agrupamento deslocou-se às duas escolas e, num discurso simples, incentivou alunos e professores a utilizarem este recurso de incentivo à criatividade, à escrita e à leitura. As expetativas foram superadas e o elevado número de alunos que comparecem diariamente na biblioteca escolar a solicitar o carimbo, comprovam que este foi, é e será um projeto a continuar.

No futuro, os pequenos leitores poderão recordar o seu percurso na leitura ao longo do Jardim de Infância e do 1º ciclo.

O professor bibliotecário
Sílvio Maltez

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP