Terra do Faz de Conta, a primeira bibliteca escolar, verdadeiramente, inclusiva do Mundo



Na Terra do Faz-de-Conta, biblioteca escolar da EB1 n.º2 de Mem Martins existem centenas de recursos em vários tipos de suporte (Livros, CD-ROM’s, CD-AUDIO’s, DVD’s, vídeos…). Os recursos, como em tantas outras bibliotecas, estão arrumados de acordo com a CDU (Classificação Decimal Universal), ficando as obras agrupadas por assuntos, sendo associado a cada tema, uma cor.

De entre os recursos existentes na biblioteca escolar, podem encontrar-se alguns títulos dirigidos a crianças e jovens com necessidades educativas especiais (em pictogramas, em DVD interativo com versão áudio e língua gestual, em formato daisy e ainda em braille).

Aparentemente uma biblioteca normal, um espaço por excelência, “de todos” e “para todos”, tal como refere o Manifesto da UNESCO para Bibliotecas Públicas, ou melhor, um espaço sem barreiras para a Informação.

Mas será a Terra do Faz-de-Conta um espaço “para todos” e sem barreiras para a Informação?

Se imaginarmos um aluno portador de daltonismo (Imperfeição da vista de quem confunde as cores ou do que não tem noção de algumas, em especial o vermelho e o verde), que se desloca à biblioteca para selecionar e encontrar um livro autonomamente, facilmente imaginamos também a insegurança e a frustação que sente em encontrar o mesmo pela cor. Uma barreira inglória quase inultrapassável sem a ajuda de alguém. Este ato, tão simples para uns, mas tão difícil para outros, tem agora solução: O Sistema ColorADD.

ColorADD, é um sistema desenvolvido para ajudar a minorar o problema de um universo significativo da população mundial numa área em que todas as sociedades são e estão cada vez mais envolvidas e preocupadas – A inclusão.

Este sistema permite aos daltônicos a identificação das cores que não conseguem distinguir a olho nu, através de um sistema de codificação de cores que utiliza símbolos gráficos fáceis de memorizar.

Na linha da originalidade e inovação que caracteriza a Terra do Faz-de-Conta da Piloto, foi aplicado este sistema de identificação de cores na classificação dos recursos que lá existem, tornando aquele espaço verdadeiramente inclusivo; uma biblioteca “de todos” e “para todos”.

A simples colocação dos símbolos gráficos que caracterizam este sistema, na lombada dos livros (por cima da cota), nos porta títulos frontais, nos porta títulos das prateleiras e na sinalização lateral, lado a lado com a respetiva cor do tema da tabela CDU, permitirá a possíveis alunos daltónicos, uma mais fácil integração social na biblioteca escolar, nomeadamente em situações que a opção e escolha da cor é relevante (identificação e seleção de recursos, por temas) e a minimização do sentimento de perda gerada pela deficiência, com o consequente aumento de bem-estar e autoconfiança.

O contato com estes símbolos a este nível de ensino, onde os primeiros sintomas de daltonismo são detetados, será também para alunos sem problemas de visão, um processo de educação visual e social: hoje ColorADD na biblioteca escolar; num futuro próximo ColorADD em todo o lado.

A Semiótica, a Comunicação, as Artes, o Design, a Saúde e a Responsabilidade Social, são áreas em que o projeto foi já reconhecido e acreditado. A Educação está a dar os primeiros passos e a Terra do Faz-de-Conta, contribuirá para que esta história de inclusão tenha um final feliz.

Este foi um marco histórico, na história da biblioteca escolar, por ser a primeira no mundo a implementar este código.

Miguel Neiva, o criador do código ColorADD escreveu estas encorajadoras palavras:

“ Hoje, o ColorADD inicia uma escalada global, apoiado por todos aqueles os que o rodeiam, nomeadamente pelos Parceiros que na sua atividade diária materializam o código e dão vida e brilho às cores que comunicam.

O Projeto da EB1 n.º2 de Mem Martins - Escola Piloto, através da sua Biblioteca “Terra do Faz-de-Conta”…é um exemplo desta enorme dedicação, competência e sensibilidade. Promove e facilita um espaço de aprendizagem, de informação total, para todos os seus utentes e que desde tão tenra idade, não se sentem discriminados e diminuídos. A apropriação desta ferramenta simples e eficaz neste contexto escolar é um projeto pioneiro! Quem sabe um dia esta será uma outra história, que recordaremos como um legado que Portugal deixa à Humanidade.”

O dia 25 de maio de 2012 foi a data escolhida para oficializar a adoção do código ColorADD na Piloto: O dia dedicado às “Leituras Inclusivas”.

Entre as 10h00 e as 11h00 da manhã, os alunos da Educação Especial foram surpreendidos pela presença de contadores de histórias também especiais: Invisuais.

Dois alunos invisuais, do Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro – Padre Alberto Neto, aceitaram o desafio da Terra do Faz-de-Conta e, acompanhados de livros escritos em Braille, presentearam os anfitriões da Piloto com a magia das suas histórias.

A Diretora do Agrupamento, uma das convidadas, aceitou o desafio do professor bibliotecário e, num conjunto de pequenas brincadeiras com os alunos invisuais, mostraram e comprovaram que todos, mesmo todos, apesar de diferentes, têm super poderes especiais. Os alunos da Piloto ficaram surpreendidos com estes super heróis com capacidade de ler no escuro e com a ponta dos dedos.

No final da sessão de contos, todos os alunos, inclusive os prestigiados contadores de histórias, foram presenteados com livros.

Para os restantes alunos, em sala de aula, foi divulgada, em primeira mão, o livro “A BIBLIOTECA ColorADD – UMA HISTÓRIA INCLUSIVA ”. Um conto original de autoria do professor bibliotecário Sílvio Maltez, com prefácio de Miguel Neiva, o criador do código de identificação de cores ColorADD.

Foi um especial e enriquecedor convívio que certamente voltará a ser repetido.

Aqui vos deixamos um endereço eletrónico onde poderá ver todo o processo: da transformação até à Inclusão.

http://www.youtube.com/watch?v=x1dCWNqSZwU

O Professor Bibliotecário
Sílvio Maltez

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