O dia Mundial dos Correios na Terra do Faz de Conta


A 9 de outubro comemora-se o dia Mundial dos Correios. É já um hábito comemorar esta efeméride na Terra do Faz de Conta. Neste dia, a biblioteca escolar desafio os alunos da Piloto a escreverem uma carta aos seus personagens favoritos dos contos infantis.

Esta é uma iniciativa que visa incentivar a leitura e o desenvolvimento de literacias associadas à escrita.

Ao longo dos últimos anos, muitos “frutos suculentos” têm sido colhidos, revelando criativos artistas de papel e caneta, bem como uma efetiva aproximação ao livro e à biblioteca. O sucesso desta ação está diretamente ligado ao acompanhamento que os alunos têm tido, dos Encarregados de Educação, na execução da tarefa proposta. Este ano, também uma Encarregada de Educação decidiu mergulhar na brincadeira, escrevendo uma carta aos personagens favoritos da sua filha, agradecendo a ajuda e o contributo que estas dão na aquisição de literacias nas crianças. Este é mais um incentivo para que a equipa da biblioteca escolar prossiga o trabalho que tem vindo a ser feito desde que foram abertas as portas da Terra do Faz de Conta (6 de junho de 2007 – Inauguração da biblioteca escolar).

A qualidade da correspondência apresentada foi tal, que o juri decidiu atribuir apenas primeiros classificados, e prémios idênticos a todos os alunos. Entre os premiados, foram ainda atribuídos dois prémios especiais (Prémio Criatividade e Prémio Fair-Play) pela originalidade e humildade apresentada em duas das cartas apresentadas.

Escusado será dizer que os ilustres destinatários (personagens das histórias infantis) adoraram a correspondência.

O professor bibliotecário
Sílvio Maltez

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP