Dia da Internet Segura


No dia 7 de fevereiro, comemorou-se o dia da Internet Segura, este ano sob o lema “Aproximar Gerações”. A equipa da biblioteca escolar sabe que atualmente os alunos passam cada vez mais tempo em atividades que requerem a utilização de tecnologias

da informação e comunicação (TIC), quer como recurso para realizar tarefas escolares, quer como meio de ocupação dos tempos livres.

A importância destes meios e as suas potencialidades pedagógicas são hoje reconhecidas e aceites. No entanto, como em tantas outras situações, a sua utilização requer alguma preparação e cuidados para que não se corram riscos desnecessários. Assim, as crianças aprendem, desde muito cedo, a não atravessar a rua fora das passadeiras e a colocar o cinto de segurança quando andam de carro.

De igual forma, devem ter consciência de que nem tudo o que encontram na Internet tem a mesma importância e veracidade, de que nem

todos os conteúdos são adequados a todas as idades e de que nem todas as relações têm o mesmo grau de fiabilidade. Só assim poderão utilizar estas ferramentas de forma crítica e segura, decidindo a cada momento os seus caminhos, cientes dos riscos que correm.

O papel dos professores e encarregados de educação é fundamental nesta promoção e utilização esclarecida, crítica e segura da Internet.

Foi neste sentido que a biblioteca escolar enviou uma sugestão aos pais e encarregados de educação para disponibilizarem, com os seus educandos, alguns momentos para uma exploração atenta de dois recursos, de entre milhares disponíveis na Internet.

Na Terra do Faz-de-Conta acreditamos que a qualidade e pertinência das sugestões, são essenciais no percurso educativo dos alunos da Piloto.

Para aqueles que não tiveram oportunidade de os consultar, aqui ficam novamente os links:

Vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=dhiVXO0ZtRQ
Nem todos os príncipes são como aqueles que aparecem nas estórias de encantar.

Veja, dialogue e confirme com o seu aducando.

Jogos e atividades - http://www.seguranet.pt/1_2ciclos/
Uma abordagem divertida, mas séria, a vários temas relacionados com o uso responsável e seguro da Internet.

Jogue, divirta-se e aprenda com o seu educando.

 
O Professor Bibliotecário
Sílvio Maltez

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP