Semana da Leitura – Cooperação/Solidariedade



Entre 5 e 9 de março celebrou-se em Portugal, a 6ª edição da Semana da Leitura.

Ao longo destes dias, as bibliotecas escolares de todo o país, organizaram um conjunto de iniciativas, envolvendo toda a escola e a comunidade em que estas se inserem, de modo a incentivar a utilização dos recursos existentes nas bibliotecas e motivar toda a comunidade escolar para a importância da leitura.

Pelo sexto ano consecutivo, os livros e a leitura estiveram em destaque na Piloto. Este ano, a Terra do Faz-de-Conta (Biblioteca Escolar), voltou a aceder ao desafio lançado pelo PNL (Plano Nacional de Leitura), desta feita sob o mote da Solidariedade e Cooperação.

Os já tradicionais pontos de leitura (locais estrategicamente colocados no recreio da escola para ouvir um conto) foram, uma vez mais, dinamizados pelos alunos voluntários do Clube de Amigos da Biblioteca Escolar.

A edição deste ano, marcou também a implementação de dois novos projetos da biblioteca escolar, nomeadamente: a “Cozinha de Contos” e “Padrinhos da Leitura”.

A Cozinha de Contos é um projeto de animação/ construção coletiva de histórias. O afamado chef de cozinha Pantagruel (personagem fictícia encarnada pelo professor bibliotecário Sílvio Maltez), mostrou um pouco da sua arte de confeção divertidíssima de histórias fantásticas no seu panelão.

O projeto Padrinhos da Leitura, consiste apenas e só, em efetuar o convite a pessoas ou personagens com projeção na sociedade portuguesa, na área da Política, Televisão, Artes, Teatro, Desporto, entre outros, para dispensarem algum do seu tempo, para conversar, sensibilizar e/ou contar histórias, aos alunos, sobre os seus livros ou temas em particular preferidos.

A associação do nome e imagem de figuras ilustres a este projeto, potenciará a realização da missão e o cumprimento dos objetivos da biblioteca escolar.

A primeira figura pública que apadrinhou este projeto foi o Professor Dr. Fernando Roboredo Seara, atual presidente da Câmara de Sintra.

No dia 5 de março, pelas 10h30m, o ilustre padrinho deslocou-se à Terra do Faz-de-Conta partilhando, junto dos jovens alunos do 4º ano de escolaridade, alguns dos segredos do seu percurso como leitor.

Fernando Seara confidenciou que, em pequeno, nunca teve necessidade de requisitar livros de uma biblioteca, por culpa dos seus familiares e antepassados, que por gostarem tanto de livros, possuíam mais de 25000 títulos na biblioteca pessoal da família.

Ficámos também a saber que já escreveu alguns livros, que o seu título preferido é “A Cidade e as serras” de Eça de Queirós e que se fosse um personagem das histórias de livros infantis, seria uma que pudesse viver aventuras pelo mundo inteiro. Nós achamos que o Willy Fog lhe assenta que nem uma luva. Estas e muitas outras histórias foram desvendadas numa divertida e informal conversa que miúdos e graúdos adoraram.

No final da visita, o Padrinho da Leitura foi presenteado com algumas ofertas da biblioteca escolar e com uma afinada sessão musical preparada pela turma do 4ºA.

Estas actividades espelharam, uma vez mais, o empenho, a diversidade e a capacidade de inovação que tem caracterizado os docentes deste estabelecimento de ensino.

A televisão local marcou presença e produziu uma reportagem que pode ser visualizada na internet neste link:

http://www.sintracanal.tv/html/

O Professor Bibliotecário
Sílvio Maltez

Enviar um comentário

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP